Metaverso para Marcas: Guia Sobre o Metaverso para Marcas

Por que é uma boa ideia inserir colocar sua empresa no metaverso, como fazê-lo estrategicamente e como as coisas podem ficar até 2030.


Metaverso para Marcas. Ele tem sido chamado de “mudança de paradigma para a tecnologia” e foi a palavra de ordem da Consumer Electronics Show 2022. O analista do Goldman Sachs, Eric Sheridan chama isso de “oportunidade de mercado de US$ 8 trilhões”.

Mark Zuckerberg, do Facebook, vê o metaverso como tão monumental que mudou o nome da empresa para Meta e está investindo US$ 10 bilhões nela.

Empresas como Nike, Sony, Home Depot e Procter & Gamble estão entrando no metaverso para se envolver com os clientes, aumentar as vendas, ampliar seu alcance nas mídias sociais e demonstrar sua relevância.

Então, o que há para as SMBs? Bastante. Como o CEO da ProTexting.com, Kalin Kassabov, observou na Forbes: O metaverso “influenciará todos os aspectos da cultura, entretenimento e marketing”.

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Guia Sobre o Metaverso para Marcas: Perspectivas

De acordo com Janet Balis, líder de prática de marketing da EY Consulting e autora de “Como as marcas podem entrar no metaverso” na Harvard Business Review: “Acho que as pequenas e médias empresas devem se preocupar com o metaverso pelas mesmas razões que todas as empresas deveriam – por conta da inovação, e todos nós devemos prestar atenção à inovação.”

O retorno pode ser substancial para as empresas B para C e B para B. O Top 10 Global Consumer Trends 2022 da Euromonitor International afirma: “As empresas que começam a estabelecer uma presença agora estarão na vanguarda à medida que os ambientes sociais virtuais e o AR/VR se desenvolvem”.

E, de acordo com Reound Wright, fundador e CEO da EnvironXR (uma plataforma de comércio eletrônico imersiva que ajuda as marcas a criar fluxos de receita metaversos), Shopify descobriu que “produtos que utilizam AR aumentam sua taxa de conversão em 2x e diminuem sua taxa de devolução em até quarenta por cento.”

Além disso, acrescenta, “o comércio eletrônico imersivo aumenta o tempo gasto nas compras e o valor médio do pedido – basicamente, a realidade aumentada ajuda a melhorar todas as métricas mais importantes para as marcas de comércio eletrônico”.

Quanto melhor você construir a experiência em torno de um produto, diz Wright – cuja empresa trabalha com Shopify para construir marcas no metaverso – “mais provável será que as pessoas convertam e comprem esse produto”.Antes de mergulhar no metaverso, no entanto, é útil entender o que o metaverso realmente é, bem como seus equívocos.


O que é Exatamente o Metaverso?

O metaverso é tão novo que sua própria definição está sendo delineada, portanto ainda está evoluindo.

De um modo geral, o metaverso é o mundo virtual 3D, cheio de avatares, imagens cinematográficas da internet e que faz uso da Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) para tornar a atividade ainda mais memorável, interativa e lucrativa para os usuários de marcas.

A demanda gerada pela pandemia de fazer mais coisas virtualmente devido a bloqueios e restrições presenciais apenas tornou o metaverso mais relevante e vital.

De certa forma, o metaverso é um precursor do que é conhecido como Web 3.0 ou Web3, a futura internet descentralizada, alimentada pela tecnologia blockchain, criptomoeda e a moeda digital NFT (tokens não fungíveis).

Nosso uso da internet está evoluindo rapidamente no metaverso e vice-versa. Imagem de is.a.bella.

Dois Equívocos do Metaverso

Um equívoco sobre o metaverso é que os clientes devem ter equipamentos especiais para fazer compras e socializar por meio dela. Isso não é necessariamente verdade.

A Realidade Aumentada – descrita em detalhes em “Por que os varejistas precisam adotar a tecnologia AR agora” – aprimora objetos no mundo real com técnicas geradas por computador e normalmente  feita com seu smartphone ou computador.

Por outro lado, a Realidade Virtual é 100% gerada por computadorrequer equipamentos (pense nos fones de ouvido Oculus VR da Meta e trajes táteis onde você pode “sentir” a ação de um videogame).

Por exemplo, os fones de ouvido Oculus Quest 2 VR custam de US$ 299 a US$ 579 e os óculos de realidade mista HoloLens da Microsoft custam US$ 3.500.

“Até o momento, as televisões não têm sido uma interface particularmente robusta para o metaverso, mas prevemos que elas se tornarão mais robustas com o passar do tempo”, diz Balis.

A Realidade Aumentada é onde a maior parte da ação do metaverso está hoje pois é mais fácil para os consumidores usarem. O The Wall Street Journal diz que o hardware de RV “pode ser caro e desajeitado”. Consequentemente, “grandes marcas como Nike, Amazon, IKEA, Home Depot têm equipes de dois dígitos trabalhando em realidade aumentada”, observa Wright.

Outro equívoco sobre o metaverso: é algo apenas voltado para a Geração Z e Millennials.

Sim, diz Wright, “você pode ver benefícios de curto prazo com dados demográficos mais jovens que já estão acostumados à realidade aumentada e à tecnologia de realidade virtual”.

Mas, embora os consumidores mais jovens tendem a ser os maiores jogadores de videogame e pioneiros da tecnologia, muitos da geração X e boomers estão ansiosos para se juntar ao metaverso – para comprar coisas, se divertir e socializar.

Um estudo de 2019 do Ericsson ConsumerLab descobriu que sete em cada dez “idosos digitais” (boomers de 65 a 74 anos que usam a internet) estavam interessados ​​em pelo menos um tipo de serviço de RV/RA.

Eles normalmente têm interesse em usar o metaverso para aprender uma nova habilidade ou hobby, decorar sua casa virtualmente, “viajar” com um fone de ouvido, praticar esportes ou jogar jogos de aventura em RV.

Metaverso não é apenas para jovens. Os boomers também estão a bordo. Imagem de is.a.bella.

Empresas que Exploram o Metaverso

Apenas algumas das grandes empresas que estiveram ativas no metaverso junto com os gigantes da tecnologia Meta, Google, Microsoft, Amazon, Shopify, Apple, TikTok e Shutterstock— bem como players mais novos como Roblox (quase cinquenta milhões de usuários, principalmente crianças, aproveitam as experiências digitais 3D criadas por eles).

Marcas de Acessórios

Calçados, roupas e acessórios como Nike (que comprou a RTFKT, a startup de tênis digital), Adidas, Gucci (que vendeu uma bolsa virtual por US$ 4.115), Ralph Lauren, Dior, Hermes, Balenciaga, Prada, Burberry, Louis Louis Vuitton e Warby Parker.

Marcas de Beleza

Marcas de Beleza como Pantene e Olay da Procter & Gamble, MAC da Estee Lauder, Maybelline da L’Oreal Paris, Ulta, Sephora, Clinique, NYX Cosmetics e Elf Cosmetics.

Marcas de Eletrônicos

Marcas relacionadas a jogos e eletrônicos, como Fortnite da Epic, Sony (que comprou a fabricante de videogames Bungie por US$ 3,6 bilhões), Samsung, Panasonic, Activision Blizzard (recentemente comprada pela Microsoft por US$ 75 bilhões), Gamestop, Sandbox e Nvidia.

Marcas Imobiliárias e de Reformas

Marcas de decoração e renovação, como IKEA, Wayfair, Home Depot e Lowe’s. Marcas de casas de leilões como Sotheby’s e Christie’s. E marcas de imóveis virtuais usando tecnologia blockchain, como Decentraland.

Imagem de is.a.bella.

Como Começar

Então, qual é a melhor maneira para as marcas mergulharem no metaverso ou irem além? Algumas dicas:

Comece aprendendo tudo o que puder. Inscreva-se em vídeos de treinamento de empresas como Meta e Spark AR, faça aulas e leia artigos sobre o metaverso.

A Time.com agora publica uma newsletter semanal gratuita chamada “Into the Metaverse”.

Explore o talento de seus parceiros ou contrate um profissional do metaverso. Sua agência de mídia pode ser útil, assim como uma empresa que transforma marcas 2D em digitais 3D.

Veja como seus concorrentes e clientes estão usando o metaverso. Este será um bom indicador para ajudá-lo a decidir o melhor momento para sua marca, segundo Balis.

Descubra quais elementos da jornada de seus clientes e da jornada de fornecedores parceiros se dedicam ao metaverso. O que vai poupar tempo ou diminuir dores de cabeça, ou enriquecer sua experiência?

De acordo com Balis, “o atendimento ao cliente está mudando para aplicativos virtuais” devido à pandemia. “Você pode configurar uma loja virtual ou um centro de atendimento virtual onde poderá interagir com seus clientes e ajudá-los a configurar seus produtos, obter suporte técnico ou agendar compromissos. Todas essas interações podem ocorrer de avatar para avatar.”

Além disso, seus clientes podem se tornar embaixadores da marca para você no metaverso, pois seus avatares empregam compartilhamento social para compartilhar informações.

Mas, como a RV geralmente exige que os clientes tenham fones de ouvido e o público que os usa é bastante pequeno, Balis acrescenta: “Provavelmente não é o mundo em que eu escolheria configurar minha loja virtual ou centro de serviços ou experiência de marca”.

Experimente testes de metaverso pequenos, limitados e baratos. Se você decidir que o metaverso não é adequado para sua marca, diz Wright, “você sempre pode retornar ao que estava fazendo antes”.

Imagem de is.a.bella.

Perspectivas do Metaverso para Marcas até 2030

Muitos especialistas acreditam que estamos na infância deste mundo virtual. Raja Koduri, da Intel, disse que “todo o encanamento da internet precisará de grandes atualizações” para receber o metaverso.

“Ainda é uma tecnologia de ponta, para ser honesto”, diz Wright. “Então, qualquer um que considere isso hoje está no lado inicial das coisas, o que é ótimo porque você quer ser proativo, em vez de reativo, quando se trata de inovação.”

As maneiras precisas como o metaverso parecerá e parecerá até 2030 ainda são uma incógnita.

Ainda assim, especialistas e guias sobre o Metaverso acreditam que o AR será tão amplamente utilizado quanto o smartphone. Zuckerberg, da Meta, espera que os fones de ouvido VR e os óculos AR estejam prontos para uso diário até 2030, de acordo com The Conversation.

Da mesma forma, a Diretora de Consultoria do The Future Today Institute, Melanie Subin, disse Para o New York Post que acredita que “uma grande proporção de pessoas estará no metaverso de alguma forma” até 2030.

No momento, no entanto, algumas empresas gigantes estão perdendo muito dinheiro investindo nele. A investida da Meta, por exemplo, cortou seu lucro trimestral em 8% e levou à maior queda de valor em um dia na história do mercado de ações.

Olhando para o metaverso 2030, no entanto, Wright está confiante de que o comércio eletrônico imersivo será “a maneira número um de fazer compras on-line e com muita experiência”. O metaverso, ela ainda acrescenta, “será melhor daqui a cinco anos, dez anos, trinta anos. Então, é melhor estar preparado para esse futuro.”

Fonte: Shutterstock

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